Manaus atingiu 66% em uma população imunizada com pelo menos uma dose da vacina Covid19. Dados do vacuômetro de Manaus mostram que, a partir das 9h25 desta sexta-feira (3), as primeiras 1.467.162 doses já foram administradas.
Para mapear a situação vacinal da capital do Amazonas, calculou o número daqueles que tomaram a primeira dose da vacina em cima da população estimada da cidade que é de 2.219.580 pessoas. A fórmula é a mesma utilizada pelo Consórcio de Imprensa, que monitora o ritmo da vacinação no país.
Mas, para a prefeitura, o número de pessoas que receberam a primeira dose do imunizante é bem maior do que o calculado pelo G1: 83%.
Isso porque o vacinômetro leva em consideração apenas a população vacinável da cidade que, segundo a plataforma, é de 1.785.793 pessoas, que fazem parte dos grupos preconizados pelo Ministério da Saúde e os de faixa etária. Manaus já vacina pessoas a partir de 12 anos.
Já em relação ao Amazonas, dados do Consórcio mostram que até a quinta-feira (2), apenas 54,77% da população recebeu a primeira aplicação.
Para a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), órgão que coordena a vacinação contra a Covid à nível estadual, o percentual de pessoas imunizadas com a 1ª dose da vacina é de 55,5%. O número também diverge do obtido pelo Consórcio.
Os dados mostram que a vacinação segue avançando. No entanto, independentemente das fórmulas usadas para calcular o percentual de vacinados em Manaus e no Amazonas, a situação ainda não é a ideal.
Especialistas defendem que é preciso que 70% da população esteja imunizada com as duas doses da vacina para começar a se falar no fim de restrição de circulação de pessoas e relaxamento de medidas como o distanciamento social e o uso da máscara.
Via: G1