A Prefeitura de Manaus anunciou a lista de 6 mil beneficiários na noite desta quinta-feira (22), incluindo 300 rúpias para “atendimento corporativo”. Para obter uma lista completa de beneficiários, visite: auxilioempreendedor.manaus.am.gov.br.
Este benefício será parcelado e realizado diretamente na conta corrente informada pelo beneficiário até o dia 30 de abril. O objetivo da assistência é dar continuidade às atividades econômicas de licenciados, empresários e trabalhadores informais de Manaus cujos negócios foram prejudicados pela pandemia.
As inscrições para o projeto encerraram-se no domingo (18). Os inscritos foram 15.787 inscritos, sendo a maior parte dos inscritos de empresários informais, 3.471 de microempresários e 2.974 de galerias populares.
A demanda por esse benefício é de 25.423 pessoas, e um grande número de emoticons femininos está cadastrado no link. Um total de 14.871 mulheres começaram a se registrar, enquanto apenas 9.234 mulheres concluíram o registro em todos os cinco estágios.
Entre as 9.636 pessoas que não finalizaram o cadastro, as principais causas foram não ser empreendedor, não possuir conta bancária, não desejar compartilhar os dados pessoais por meio de fotos. Nesses três últimos quesitos, foram verificados vários cadastros incompletos. A maior procura foi entre a faixa etária de 25 a 40 anos de idade.
O Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), direcionou R$ 1,8 milhão para pagamento não reembolsável do “Auxílio Empreendedor”, com o intuito de atender seis mil empreendedores com a quantia de R$ 300 em parcela única.
Toda a operação segue o artigo 5º, da Lei nº 2.476, de 9 de julho de 2019 (Lei do Fumipeq), que limita em até 15% do orçamento anual do Fumipeq a aplicação de recursos na modalidade de Subvenção Econômica (sem reembolso).