Vacinação de idosos com 70 a 74 anos, em condições especiais de saúde, tem início nesta sexta (5) em Manaus

Imunização vai ocorrer nos seis postos de atendimento distribuídos pela cidade.

A imunização contra a Covid-19 para os idosos com idade entre 70 e 74 anos em condições especiais de saúde e residentes em Manaus foi antecipada para esta sexta-feira (5). A imunização vai ocorrer nos seis postos de atendimento distribuídos pela cidade, onde já estão sendo vacinadas as pessoas com 75 anos e mais.

Poderão ser vacinados nesta etapa, apenas os que tiverem 70 anos completos ou mais e que atenderem a um dos critérios clínicos estabelecidos na nota técnica nº 02/2021 (FVS-AM):

  • ser portador de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Renal Crônica, diabetes (com dependência de insulina),
  • ter obesidade com Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40, ser transplantado ou imunossuprimido.

 

O documento comprobatório deverá ser apresentado no posto de vacinação, juntamente com um documento de identidade original com foto e CPF.

Atendimento

 

O atendimento dos idosos de 70 a 74 anos, com uma das condições de saúde exigidas para a vacinação nesta etapa, será feito em sistema de drive-thru e ponto fixo nos seguintes locais:

  • Complexo de Treinamento de Direção Veicular do Detran/AM (Zona Norte);
  • Estacionamento da Universidade Paulista (Unip) na zona Oeste;
  • Clube do Trabalhador do Sesi (Zona Leste); Balneário do Sesc na zona Oeste;
  • Shopping Phelippe Daou, na zona Norte; e Centro Cultural dos Povos da Amazônia (bola da Suframa), na zona Sul.

 

Os pontos funcionam todos os dias, inclusive aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Como a capacidade de atendimento foi ampliada nos postos de vacinação, não é mais necessário seguir o cronograma de dias vinculados aos meses de aniversário da pessoa idosa.

Idosos com sintomas gripais, que tenham tido Covid-19 há menos de 30 dias, ou que estejam com qualquer outra doença na fase aguda, não podem ser vacinados.

Segundo a Prefeitura, a definição dos critérios para vacinar as pessoas idosas de 70 a 74 foi necessária, para priorizar os que correm maior risco de agravamento e óbito nos casos de Covid-19. Nessa primeira etapa da campanha, o Ministério da Saúde destinou a esse grupo 11.502 doses da vacina CoronaVac, o equivalente a 37% da população nessa faixa etária, em Manaus.

Via: globo