Manaus Aprova volta às aulas no regime Híbrido

”Manaus Aprova volta às aulas no regime Híbrido”

Manaus Aprova volta às aulas no regime Híbrido

Manaus Aprova volta às aulas no regime Híbrido, Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) mostra que 97,14% dos professores da rede pública estadual de ensino, que lecionam na capital, aprovam a volta às aulas no regime híbrido, que inclui aulas presenciais e remotas. Os dados foram divulgados neste domingo (2).

A capital do Amazonas foi a primeira a reabrir as escolas particulares em todo o país, em 6 de julho. Aulas da rede estadual da capital para 220 mil alunos foram anunciadas para o dia 10. O retorno de aulas no interior ainda está sendo estudado, e data deve ser anunciada posteriormente. Não há previsão para retorno das aulas municipais.

Manaus foi a primeira capital do país a enfrentar colapso nos sistemas de saúde e funerário por causa da pandemia. Os números de casos e mortes em decorrência da Covid-19, no entanto, vêm caindo nas últimas semanas

De acordo com o governo, entre os professores que responderam a pesquisa, também prevaleceu a divisão dos alunos em dois grupos, com 55,14% como a opção mais selecionada para a volta às aulas na capital.

O retorno de forma híbrida também foi validado por 97,69% dos gestores de escolas, 97% dos pedagogos e 82% dos pais e responsáveis. O estudo tem índice de confiança de 95%, de acordo com o Departamento de Estatística secretaria de Educação.

Ao todo, 82,5 mil pessoas de todo o estado, entre professores, pedagogos, gestores, administrativos, pais e responsáveis; responderam aos questionários on-line da pesquisa.

De acordo com a Seduc, a volta às salas de aula será de maneira gradativa

E escalonada em 123 escolas da capital, totalizando cerca de 110 mil alunos. Os primeiros a retornarem – no dia 10 de agosto – são os estudantes do Ensino Médio regular e da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). No dia 24 de agosto, retornam os alunos do Ensino Fundamental (anos iniciais e finais). Ainda não há previsão para retorno das aulas no interior do estado.

O retorno das aulas presenciais da rede pública estadual de ensino obedece a medidas de segurança em saúde determinadas no Plano de Retorno às Atividades Presenciais e tem o aval da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), que acompanha os dados da Covid-19 no estado.

Entre as medidas de saúde estão a distribuição e uso obrigatório de máscaras entre todos os profissionais e estudantes; reforço nas práticas de higiene pessoal, como lavagem correta das mãos nas pias instaladas nos ambientes comuns; distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre as pessoas, tanto na sala de aula como nos corredores e refeitórios; e limpeza constante das superfícies para evitar a proliferação do vírus.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) se manifesta contra o retorno das aulas na capital. Segundo a diretora do sindicato, Beatriz Calheiros, a categoria não acha seguro a volta presencial às salas de aulas, mesmo que o número de óbitos tenha diminuído em Manaus. Eles pedem, pelo menos, mais 30 dias de isolamento para que haja maior redução da taxa de infecção pelo novo coronavírus. Então o Município Manaus Aprova volta às aulas no regime Híbrido.

Via: G1