Aumento de Mais de 200% nos Casos de Dengue em Manaus

De acordo com os registros, o aumento dos incidentes de dengue sofreu alta de mais de 200% em Manaus, usado como parâmetro o primeiro semestre de 2019. Entre os meses de janeiro e junho do ano passado, houveram aproximadamente 173 casos confirmados de dengue na capital. Já nesse mesmo período de 2020, 525 confirmações, ou seja houve o aumento de 203,5% durante o inverno amazônico.

O Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde, pelo fato das pessoas mais em casa decorrente da pandemia do novo coronavírus,  os moradores acabaram ficando mais alguns mais expostos a ameaça, sendo que grande parte dos criadouros do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, veem do ambiente familiar.

Aumento de mais de 200% nos casos de Dengue em Manaus, e com os dados mais preocupantes, a prefeitura resolveu lançar uma campanha com os dizeres: “Enquanto você se preocupa com um perigo, não pode se esquecer do outro”, fazendo uma referência também à Covid-19.

A Prefeitura cria então uma Campanha!

A mensagem de prevenção está sendo disseminada em emissoras de televisão, rádios, jornais e outdoors, além das redes sociais. Também haverá reforço de visitas domiciliares feitas pelos agentes da Secretaria Municipal de Saúde.

Casos de dengue em cidades do interior do Amazonas também preocupam o governo do Estado. O chefe de Departamento de Vigilância Ambiental, da Fundação de Vigilância em Saúde, Elder Figueira, comenta os números. Elder Figueira alerta que o trabalho dos agentes de vigilância não parou com a pandemia, mas foi readaptado para a nova realidade.

Com o aumento de mais de 200% nos Casos de Dengue em Manaus tornou-se o foco de criadouros e podem ser denunciados.

Portanto use o Disk-Saúde, no 0800 280 8280, de segunda a sexta-feira. Havendo a confirmação do foco, é feito o controle químico com borrifação em um raio de nove quarteirões para conter o avanço do mosquito.

Via: radioagencianacional