Expedição Rio Jatapu
EXPEDIÇÃO DO RIO JATAPU 8 – 10 DIAS
Nós pessoalmente consideramos a expedição de 8 à 10 dias de caiaque e camping no Jatapu o melhor passeio que oferecemos, mas não é o mais popular por causa do preço (o preço é relativamente alto devido à logística envolvida) e a duração do passeio, mas caso você realmente tire alguns dias para experimentar a verdadeira Amazônia, apresentaremos abaixo os detalhes do passeio.
Os integrantes do passeio sairão de Manaus às 8h no primeiro dia, viajarão de carro por cerca de 4-5 horas ao leste de Manaus para chegar à pequena cidade de Itapiranga, a cidade mais próxima do Rio Jatapu que pode ser alcançada pela estrada, almoçaremos lá e pegaremos um barco no rio carregado com os caiaques e suprimentos para a viagem. Vamos navegar a tarde toda para chegar à foz do rio Jatapu.
No dia seguinte, pela manhã, depois do café da manhã, começaremos a navegar no Jatapu durante o dia inteiro, parando no caminho para buscar um morador local que nos guiará de volta e transportará nossos suprimentos em sua canoa motorizada. No final do segundo dia, chegaremos ao local onde começaremos a navegar de caiaque pelo rio.
O barco sairá na manhã do terceiro dia, depois navegaremos de caiaque e acamparemos às margens do rio nos próximos dias, realizando diversas atividades ao longo do caminho (pesca, caminhadas, pôr do sol e nascer do sol e observação de animais, visitando uma vila local etc. …) E, entrando nos afluentes, onde temos boas chances de ver alguns animais selvagens.
Usaremos a casa de um morador local como base antes de descermos o rio no 9º dia para encontrar o barco pela foz do rio na última viagem do dia, e voltando assim para a cidade. De lá regressaremos à Manaus por volta das 18h do último dia.
ATIVIDADES RESUMIDAS
Caiaque cênico
Caminhadas pelas selvas virgens e desabitadas
Pesca de Piranha e pesca de robalo
Observação animal noturna (incluindo focagem de jacaré)
Acampamento noturno nas profundezas da selva
Observação do nascer e do pôr do sol
Conhecer as famílias dos habitantes locais e / ou pequenas aldeias
Pernoite na casa de uma família (à pedido)
Explorar uma caverna de morcegos
1. CAIAQUE CÊNICO
A selva amazônica e o rio Jatapu llhe mostrarão as suas belezas para você enquanto passeia de caiaque pela enigmática floresta tropical. Durante toda a expedição, você passará o tempo navegando de caiaque por uma variedade de rios.
De manhã cedo, caiaque (06:00) pode ser uma boa escolha desde que sair desta área específica, vai lhe dar a melhor chance de ver animais raros, como antas, enguias elétricas e a magnífica harpia (Gavião Real). Ao anoitecer, o caiaque noturno que é sempre excitante, faremos a Observação Noturna de Animais *, incluindo a focagem de jacaré.
Na parte inferior do rio Jatapu, os integrantes do passeio visitarão um ecossistema de floresta tropical diferente. Nesta área, o rio será maior com algumas entradas de pequenos lagos nas laterais. Haverá riachos muito tranquilos onde poderemos ver macacos, quatis (família de guaxinins) e garças brancas.
2. CAMINHADAS PELA SELVA VIRGEM E NÃO HABITADA
Algumas áreas do rio Jatapu estão em um ecossistema terrestre diferenciado, com centenas de espécies de plantas e árvores de até 60 metros de altura (200 pés). Nesse ecossistema, a copa entrelaçada das árvores em algumas áreas podem bloquear totalmente a passagem da luz tornando a área extremamente úmida, obscura e com pouca ventilação, ainda assim, incrivelmente bela.
Esta atividade fará com que você faça trekking na floresta tropical mais densa. Se necessário, limparemos as trilhas e pararemos com frequência quando encontrarmos plantas medicinais interessantes, resinas para fazer tochas, aquedutos e outras informações fascinantes do vasto conhecimento do nosso guia. Ele também mostrará a você como viver da floresta tropical com algumas técnicas básicas de sobrevivência.
Na volta a caminhada pela floresta será noturna, até o local de acampamento.
3. PESCA DE PIRANHA E DE ROBALO
Por volta das 15:30 (3:30 pm), será a vez da excursão de pesca de piranha ou robalo que continuará até o anoitecer. Às vezes, os golfinhos de água doce cor-de-rosa e / ou cinza aproximam-se durante esta atividade de pesca, atraídos pelo mesmo barulho (salpicos na água) feito para atrair as piranhas. Este é um momento perfeito para ver casais de papagaios verdes voando de volta para casa para dormir. De volta ao acampamento, os guias preparam 2 opções para o jantar: uma refeição clássica ou, se a pescaria tiver sucesso, uma sopa de peixe piranha – um famoso afrodisíaco.
4. OBSERVAÇÃO ANIMAL NOTURNA (COM FOCAGEM DE JACARÉ)
Esta atividade será feita após o pôr do sol usando holofotes para localizar os animais pelo reflexo de seus olhos. O guia tentará pegar um jacaré sem ferir a si mesmo ou ao animal usando sua experiência e técnicas. Para os corajosos, é possível segurar o jacaré, desde que não tenha mais de um metro (3 pés) de comprimento. Depois de algumas explicações e algumas fotos, o guia deixará o jacaré livre. Outros animais noturnos, como aranhas, cobras, corujas ou sapos gigantes também podem ser vistos.
5. ACAMPAMENTO NOTURNO NAS PROFUNDEZAS DA SELVA
No final da tarde, o guia irá levar os integrantes o quão mais profundo adentro da floresta eles quiserem. Equipamentos básicos de camping, redes menores e comida preparada serão colocados nos daypacks de todos e levados para a misteriosa floresta tropical. Esta é uma experiência única na vida, no meio da floresta amazônica profunda, na escuridão total, ouvindo e tentando ver animais noturnos. A maioria dos animais não é vista durante o dia, pois 80% são noturnos. Às vezes, os animais podem chegar muito perto do local do acampamento, já que não fazemos fogo para melhor receber nossos visitantes noturnos. Esta é uma experiência segura e definitivamente emocionante.
6. OBSERVAÇÃO DO NASCER DO SOL E DO POR DO SOL
Nascer e pôr do sol na Amazônia ocorrem em torno de 6:00 e 18:00. Uma mistura espetacular de cores amarelas, laranjas e avermelhadas no céu, misturando-se às águas e à sombra diferente dos verdes da floresta, é encantador. Quando ainda, o efeito do reflexo na água é tão perfeito que você tem que olhar duas vezes para ver onde está a água, a floresta ou o horizonte. É uma das paisagens mais belas e fotográficas que a Amazônia tem para oferecer. O som dos pássaros acordando ou indo dormir também complementa esta atmosfera única.
7. CONHEÇA FAMÍLIAS DE MORADORES LOCAIS E / OU PEQUENAS VILAS
Os moradores são muito amigáveis e receptivos; você pode experimentar em primeira mão, parte de sua realidade e o modo de vida do povo da Amazônia. Você pode aprender sobre o tradicional processamento de mandioca, uma colheita básica, e descobrir como eles extraem o líquido venenoso das raízes. Se você tiver sorte, você pode ver pessoas locais esculpindo uma canoa ou um barco de pesca de madeira motorizada caseiro de 15 metros (50 pés). Em troca da visita, às vezes os clientes gostam de dar presentes de material escolar como giz de cera colorido, perfumes, bola de futebol.
8. NOITE NA CASA DE UMA FAMÍLIA (À PEDIDO)
Se os integrantes preferirem estender esse encontro cultural, uma noite pode ser organizada, normalmente feita na última noite da viagem, quando todos estão um pouco cansados e querem relaxar com as atividades ou da montagem do acampamento.
9. EXPLORAR UMA CAVERNA DE MORCEGOS
Os integrantes caminharão pela floresta tropical por algumas horas até chegar a uma interessante caverna de morcegos usada com frequência em seu período de reprodução. Este local remoto permitirá que você tenha uma boa experiência da floresta tropical, onde às vezes podemos ver famílias de cutias (roedores locais sem cauda) e outros animais, bem como uma boa introdução do ambiente destes animais.
Expedição Rio Jatapu – por pessoa
AMT-08
8D / 7N
BRL 7000
AMT-09
9D / 8N
BRL 8000
AMT-10
10D / 9N
BRL 9000
Min. 2 máx. 8