A Polícia Federal prendeu quatro pessoas, em Manaus, por suspeita de compra de votos. O grupo foi encontrado após as equipes abordarem pessoas com envelopes contendo, em cada um, R$ 80 em espécie.
As prisões aconteceram na terça-feira (10). A PF recebeu denúncia de que o crime estaria acontecendo no bairro São Francisco, Zona Sul.
No local indicado, as equipes abordaram pessoas que estavam com envelopes, cada um deles contendo R$ 80. Conforme a PF, essas pessoas indicaram a sala de onde pegaram o dinheiro, e, lá, quatro pessoas foram presas.
Dentre os presos, há duas mulheres e dois homens. Segundo a PF, eles alegaram que faziam pesquisa eleitoral e distribuíram o dinheiro aos participantes como forma de “agradecimento“, além de dar lanche.
Todos os quatro foram presos em flagrante por crime eleitoral, compra de votos e corrupção eleitoral. Eles foram liberados após pagar fiança, e devem responder em liberdade.
A Polícia Federal investiga a participação de Ricardo Nicolau (PSD) nesses crimes, já que, ainda segundo a PF, os suspeitos presos têm ligação com o candidato à Prefeitura de Manaus.
Em nota, a Coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’, de Nicolau, por meio da sua assessoria jurídica, declarou que “repudia a criminalização do trabalho de um instituto de pesquisa”. A coligação afirma que, como é prática mundial, nas pesquisas qualitativas não há indução e muito menos pedido de votos.
“A coligação ‘Pra Voltar a Acreditar’ rechaça e repudia a confusão de que foi vítima e informa que está atuando junto à Justiça Eleitoral e à Polícia Federal a fim de restabelecer a verdade e evitar que essa ação anônima siga tentando macular a credibilidade e idoneidade de nossa campanha”, diz a nota.
Via: https://g1.globo.com/